terça-feira, 24 de novembro de 2009

PARTIDO VERDE NO NORDESTE: Os casos do Pernambuco e do Ceará

A senadora Marina Silva cumpriu extensa agenda neste sábado (21/11) no Recife e em Jaboatão. No Aeroporto foi saudada por militantes com "Brasil Contente, Marina Presidente". Em seguida, juntamente com o presidente nacional do PV, José Luiz Penna e o presidente estadual, Sérgio Xavier, concedeu entrevista coletiva no Hotel Atlante Plaza. Destacou a importância de criar um plano de desenvolvimento sustentável para o Nordeste, defendeu a continuidade de políticas sociais do governo Lula, mas ressaltou que é preciso evoluir do assistencialismo e da transferência de renda para a inclusão produtiva. José Luiz Penna declarou a importância estratégica de consolidar candidaturas próprias nos estados para fortalecer e apoiar a candidatura presidencial verde. Nesse contexto, Penna e Marina Silva lançaram o nome do jornalista, ecologista e empresário, Sérgio Xavier, como pré-candidato a governador de Pernambuco ( do site do PV Nacioanal).

No nosso modo de ver o PV do Ceará deve seguir o exemplo do PV de Pernambuco e lançar uma candidatura ao Governo do Estado. Assim a senadora Marina Silva teria um palanque em nosso estado. Neste sentido, uma nota na Coluna Vertical do Jornal O POVO deste estado indicou que a senadora marina Silva estaria aqui em janeiro de 2010 para participar de ato de lançamento da companheira Beatriz Furtado ao Governo do estado. Esta notícia é alvissareira, pois o PV precisa mesmo de uma candidatura própria. Quanto a vice poderia vir de um partido que se coligasse com o PV. Minha opinião pessoal é que esta vaga de vice governador seja para o PSOL, partido que a nível nacional, o PV está tentando se aproximar para uma coligação a nível de Presidênncia da República.
No caso de candidatura a Senador, o PV local, segundo seu presidente Marcelo Silva, estaria cogitando a candidatura do Médico Dr. Antero Coelho neto de reconhecida militância na área da saúde. Dr. Antero ainda carrega em seu currículo a experiência de mais de 10 anos como reitor da UNIFOR. Em caso de coligação com o PSOL, deveria caberá este a indicação do primeiro suplente.
São conjecturas que estamos fazendo, a partir da matéria do site do PV Nacional, que comenta o encontro da Senadora marina com dirigentes do Nordeste.
O certo é que o PV do Ceará, está se reunindo constantemente a nível de Comissão Executiva estadual para discutir estas e outras questões. Tem também o fórum que se reúne na sede do Partido e que tem aprofundado a questão da eleição da senadora Marina Silva e a sucessão no Ceará. Os encontros são conduzidos pelo presidente regional Marcelo Silva, que participou, também da reunião em Pernambuco no sábado 21.
Esperamos que todas essas discussões sejam concluídas no ano que vem, com uma chapa completa do PV do Ceará ao Governo do Estado com candidaturas a nível de Assembléia, Câmara doa deputados e Senado Federal, numa coligação preferencial com o PSOL
Francisco Artur Pinheiro Alves
Presidente do PV de Capistrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário