domingo, 31 de dezembro de 2017

CONVITE DE LANÇAMENTO DO LIVRO: SEBASTIÃO CHICUTE, MESTRE DE CORDEL E REISADO


FRANCISCO LIMA FRETAS (Chiquinho do Zuza, para nós de Capistrano)

Faleceu esta semana o ilustre Capistranense FRANCISCO LIMA FREITAS, presidente da ALMECE - Academia dos Municípios do Ceará. O velório foi na funerária Alvorada e seu corpo foi cremado e jogado ao mar, como desejava.
Publicamos abaixo sua breve biografia, retirada de um de seus livros expostos no velório.




segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

HISTÓRIA DO CEARÁ EM CORDEL, UMA OPÇÃO PARA PRESENTE DE NATAL

O livro HISTÓRIA DO CEARÁ EM CORDEL, editora Bagagem, aborta aspectos de nossa história que muitas pessoas não tiveram acesso na escola ou universidade. Escrito de uma maneira acessível a todos, o que é possível na modalidade de cordel, o livro trata dos principais assuntos da História do Ceará, desde a primeira expedição atribuída a Pero Coelho de Sousa, 1603, passando pela economia, política, educação e religiosidade, desde aqueles tempos até os dias atuais.
Está à venda por apenas R$ 15,00, fora o frete. pode adquiri-lo nos seguintes locais:
MUSEU DO CEARÁ, SOBRADO DO DR. JOSÉ LOURENÇO, LIVRARIA PRÊMIUS, ou diretamente comigo pelo WhatsApp 85 9 88530277 e pelo e-mail arturpinalves@gmail.com

LIVROS SOBRE A GUERRA CONTRA TRÍPLICE ALIANÇA - VERSÃO PARAGUAIA DA GUERRA DO PARAGUAI

AOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE E DEMAIS INTERESSADOS
Dando uma arrumada em meus livros encontre dois livros sobre a GUERRA DO PARAGUAI, PUBLICADOS EM ASSUNÇÃO. Um DE um jornalista paraguaio, Juan E. O’Leary, que escrevia artigos jornalísticos no início do Sec. XX sobre a guerra, que lá eles denominam GUERRA CONTRA A TRÍPLICE ALIANÇA e o outro de George  Thompson, engenheiro inglês contemporâneo da Guerra.
Tem um terceiro sobre Madame Linchy, esposa de Solano Lopez, que o acompanhou em toda guerra, ela ostentava o posto de Major, no exército paraguaio, este é uma epopeia romanceada, não tenho aqui o autor, vou procura-lo, escrito por um norte-americano.
Estas dicas fazem parte de um propósito de contribuir para a pesquisa de nossos alunos para os seus TCCs, nossa monografia.
Quem tiver interesse me procure que eu posso disponibilizar para cópia.
Seria muito interessante uma mono grafia
 sobre a Guerra do Paraguai, na visão deles, a partir do título que eles usam: GUERRA CONTR A TRÍPLICE ALIANÇA.

Fico à disposição.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Celebração do aniversário de 60 anos de Francisco Artur Pinheiro Alves (03/10/2016)



DEUS NOS ACOLHE
COM.: Irmãos e irmãs, Deus aqui nos reúne em torno da vida de Francisco Artur Pinheiro Alves, que hoje completa seus 60 anos. Seus filhos e filha, esposa, familiares, amigos e amigas se fazem presentes. Somos agora uma grande família, reunida pelo amor. Juntos celebraremos a eucaristia, o louvor mais sublime, a mais perfeita ação de graças que podemos elevar a Deus.

1   - CANTO DE ENTRADA   Reunidos aqui 

Reunidos aqui / Só pra louvar ao Senhor, / Novamente aqui, / Em união. Algo bom vai acontecer, Algo bom Deus tem pra nós, Reunidos aqui / Só pra louvar o Senhor. ...

Seja onde for, eu louvo / Cada vez mais, eu louvo / Pois o Seu amor rodeia-me como o mar / Eu louvo o nome de Jesus / Pois no nome de Jesus / Liberto, eu estou. 


2  - SAUDAÇÃO
PR.: Irmãos e irmãs, iniciemos a nossa celebração eucarística nos entregando inteiramente a Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
T.: Amém!
PR.: Que o amor de Deus, nosso Pai, a graça e a paz de Jesus Cristo, nosso irmão, a luz e a força do Espírito Santo, nosso advogado e defensor, estejam sempre convosco!
T.: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo! 

DEUS NOS PERDOA
PR.: É tão bonita e edificante uma vida construída sobre, os alicerces do amor! Mas nem sempre vivemos essa graça. Tantas vezes abandonamos o amor e fazemos da vida pessoal e familiar uma aventura perigosa. Quebramos a unidade. Provocamos divisões. Ferimos. Tiramos a paz dos que vivem conosco. Agora Deus espera por nós, cheio de misericórdia. Façamos um momento de silêncio. Arrependamo-nos de verdade e depois peçamos o perdão de Deus cantando. 
3 - CANTO PENITENCIAL

Senhor que vieste salvar



Senhor que viestes salvar
Os corações arrependidos
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós

Ó, Cristo que viestes chamar
Os pecadores humilhados
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós

Senhor que intercedeis por nós
Junto a Deus Pai que nos perdoa
Piedade, Piedade
Piedade de nós
Piedade, Piedade
Piedade de nós
  
GLORIFICANDO A DEUS
COM.: Fomos perdoados. Recuperamos a alegria e a paz de nosso coração. Louvemos a Deus, que é tão bom para nós! Cantemos para ele nosso louvor. 
4        - HINO DE LOUVOR - Glória, glória!
 Glória, glória! Ao Pai criador, / ao Filho redentor / e ao Espírito, glória! (bis)
Ao Pai criador do mundo, / ao Filho redentor dos homens, / ao Espírito de amor demos sempre glória! 


ORAÇÃO
PR.: Senhor e Pai, que por meio de uma fagulha do vosso amor destes vida a Artur Pinheiro, que hoje celebra seus 60 anos, aumentai ainda mais, o amor e a fraternidade entre as pessoas que, por vossa vontade, fazem parte de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.
  
DEUS NOS FALA

5      – PRIMEIRA Leitura

Carta de São Paulo aos Coríntios, 1: 1-13

1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. 2.Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. 3.Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! 4.A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5.Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. 6.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. 7.Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8.A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9.A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. 10.Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. 11.Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. 12.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. 13.Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.

. Palavra do Senhor.
T.: Graças a Deus.

NOSSA RESPOSTA À PALAVRA DE DEUS 
COM.: Expressemos nossa resposta à Palavra divina que acabamos de acolher no coração, Cantemos juntos, irmãos e irmãs. 

6  - CANTO DE MEDITAÇÃO

Sonda-me

Senhor,
Eu sei que tu me sondas
Sei que também me conheces
Se me assento ou me levanto
Conheces meus pensamentos
Quer deitado ou quer andando
Sabes todos os meus passos
E antes que haja em mim palavras
Sei que tudo me conheces

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Deus, tu me cercastes em volta
Tuas mãos em mim repousam
Tal ciência, é grandiosa
Não alcanço de tão alta
Se eu subo até o céu
Sei que ali também te encontro
Se no abismo está minh'alma
Sei que aí também me amas

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Senhor eu sei que tu me amas (4 vezes) Refrão
ALMO RESPONSORIAL
Sl 138,1-3. 13-14ab. 14c-15 (R. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1 Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2 sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos,
3 percebeis quando me deito e quando eu ando, * os meus caminhos vos são todos conhecidos.
13 Fostes vós que me formastes as entranhas, * e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14a Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! *
14b Que prodígio e maravilha as vossas obras!R.
14c Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; *
15 nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, * era formado nas entranhas subterrâneas.
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 
COM.: Os atos revelam a pessoa, Artur Pinheiro, em seu testemunho de vida diário, converte tudo o que é negativo em novas motivações para viver e tem convicção que cada um deve oferecer o melhor de si para o outro. 
7        - CANTO DE ACLAMAÇÃO
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz / Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor / Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. O meu Senhor chegou com toda glória! / Vivo Ele está, Ele está!  Bem junto a nós seu Corpo Santo a nos tocar / E vivo eu sei Ele está!

8 - EVANGELHO (Mt: 5: 1- 26 )
PR.: O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós.
PR.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
T: Glória a vós, Senhor! 

 

1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. 13.Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15.nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16.Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. 17.Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18.Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19.Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus. 20.Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21.Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22.Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23.Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24.deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 25.Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26.Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.

T: Glória a vós, Senhor! 

8      PROFESSANDO A NOSSA FÉ

PR.: A fé nos faz alcançar grandes graças e nos ajuda a transformar grandes obstáculos e desafios, em conquistas felizes. É pela força da fé e do amor que N..., chegou até aqui, para celebrar seus 60 anos...
Professemos juntos a nossa fé: 
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém! 

9 - ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
COM.: Viveremos agora um gesto bonito de unidade e oração. Um representante dos filhos e amigos de, Artur Pinheiro vêm à frente do altar louvar a Deus por esta data, que será compartilhada por toda assembléia através da seguinte resposta:

Resposta: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.  

Pr: Irmãos e irmãs, em nome de Jesus elevemos ao Pai os nossos pedidos. 
T: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.

Representante dos filhos: A família é o laboratório onde se elaboram os valores mais importantes, - principalmente o amor. Papai, nosso reconhecimento no mais intimo dos nossos corações, por ter nos ensinado a vislumbrar as razões mais íntimas que motivam os nossos sentimentos e nossas atitudes. 
T: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.

Representante dos irmãos: Senhor Deus, Pai de todos nós, derramais todas as bênçãos em nosso irmão, que vive e ensina a importância da família, correspondendo aos planos de amor determinado por Deus.
T: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.

Representante dos sobrinhos: Dentro da grande família humana, cabe  inúmeras famílias, onde por vezes o tio, desenvolve os direitos e deveres da paternidade: a autoridade de pai e a responsabilidade de cuidar da vida e da educação dos sobrinhos. Estes, por sua vez, da mesma forma, têm a obrigação de respeitar e reconhecer de maneira muito especial, estabelecendo para sempre uma relação fraterna. 

T: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.

Representante dos Amigos: Quão importante e decisivo é a presença forte de uma amiga bondosa. Não há nada mais belo e gratificante na vida de quem vivenciou essa experiência. Ela cria laços, confere segurança, apoio e facilita a experiência da fé e do amor de Deus.

T: Ajudai-nos, Senhor, a viver em vosso amor.

Pr.: Acolhei, Senhor, a oração dos familiares e amigos deste (a) aniversariante, por meio destas preces, e atendei-os. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.
 
11 - PAI-NOSSO
Agora, com muita fé, de mãos dadas, rezemos juntos e confiantes a oração que o Senhor nos ensinou:
Pai nosso que estás no céu...

PR.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz...
T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!
PR.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos...
T: Amém!
PR.: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
T.: O amor de Cristo nos uniu!
PR.: Guardemos o abraço da paz e os cumprimentos para o final da celebração.


12 - ORAÇÃO
PR.: Ó Deus de amor e bondade, nós vos agradecemos porque saciastes nossa alma com o Pão do Céu. Agora, fortalecidos, queremos continuar nossa caminhada para o vosso Reino definitivo, semeando as obras de nossa fé e de nosso amor, como sementes abundantes para a transformação deste mundo. Acompanhai com vosso amor fiel tua filha N...,, para que se santifique sempre mais neste no amor de Deus. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém! 

HOMENAGEM
COM.: Neste momento, Artur Pinheiro, receberá a homenagem de seus familiares e logo após, receberemos a benção e entoaremos o canto final.

BÊNÇÃO FINAL
PR.: O Senhor esteja convosco!
T: Ele está no meio de nós!
PR.: Que se derrame sobre vós e vossa família a bênção de Deus, que também é família em perfeita comunhão, Pai, Filho + e Espírito Santo.
T.: Amém!
PR.: Glorificai o Senhor com vossa vida! Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe!
T: Graças a Deus! 

COM.: A exemplo de Artur Pinheiro, que ao longo destes 60 anos têm testemunhado o amor de Deus, saiamos do nosso canto e abracemos nossos irmãos mais próximos, desejando-lhe a paz de Cristo.

Momento da paz e cumprimentos
Canto da Paz:
Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Agradecimentos:
A todos os amigos que compareceram, meus sinceros agradecimentos.
Um agradecimento especial aos amigos responsáveis pela animação e cerimonial, que vieram de Maranguape especialmente para este fim: Mena Nunes, Gildázio Andrade e Joelcio Alves
Agradeço a minha esposa Iraneuda Fernandes, minha mãe Lourdenise Pinheiro Alves (97 anos), que mesmo convalescendo de uma queda que sofreu, compareceu.
Agradeceço os meus filhos, Artur, Emauel, Isabela e Isac e meus irmãos Irene Raquel e Pedro Jorge, que representaram os demais.

Por último agradecer a Deus, pelo dom da vida.